Radicais livres, quem são eles

terça-feira, 23 de setembro de 2008



São átomos ou moléculas que possuem na sua última camada eletrônica um número ímpar de elétrons. O não-emparelhamento desses elétrons é que confere alta reatividade aos átomos ou moléculas e faz com eles roubem elétrons de outras moléculas para que se estabilizem, através de reações de óxido-redução, onde quem cede elétron oxidá-se e quem recebe reduz-se. Com isso surgem outros radicais livres.
Em sua maioria eles têm origem endógena, derivados do metabolismo do oxigênio. Existem também causas externas capazes de desencadear a formação desses radicais, como: poluição, radiações, cigarro, aditivos químicos, ingestão de gorduras saturadas e stress. As células do corpo humano são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres em até 99% das vezes, portanto, a exposição exagerada aos agentes acima citados é que faz aumentar a quantidade de radicais livres no nosso organismo, facilitando o aparecimento de alterações irreversíveis nas células, enfraquecimento do sistema imunológico e envelhecimento.
É aqui que entram os antioxidantes. Como disse antes, os radicais livres surgem de reações de óxido-redução. Os antioxidantes, como o próprio nome sugere, são substâncias contidas em alimentos, especialmente as frutas, verduras, soja e carne branca, com carga positiva que se combinam com a carga negativa dos radicais livres, tornando-as neutras, e, assim, inofensivas a nossa saúde. Essas moléculas são as vitaminas A, C e E, as isoflavonas da soja, o zinco, o selênio, o licopeno e bioflavonoides.
A prática de exercícios físicos é mais uma forma de proteção contra os radicais livres. Num primeiro momento poderia se pensar que pelo aumento do consumo de oxigênio durante a atividade física, a quantidade de radicais livres também estaria aumentada. Porém, segundo Dr. Cooper, em seu livro "Revolução Antioxidante", a ação dos radicais livres aumenta apenas temporariamente, voltando rapidamente ao nível normal. A atividade física regular aumenta os níveis de enzimas que destroem esses radicais, diminuindo seus efeitos sobre o corpo humano.

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Mais um Selo

segunda-feira, 15 de setembro de 2008


É com a mesma emoção do primeiro que recebo este segundo selo, Campanha da Amizade, enviado com muito carinho pelo meu amigo Happy Blue.
No espaço de uma semana foram 3 as manifestações delicadas e gentis que vieram de vocês. Isso aumenta a minha responsbilidade e, claro, me deixa muito feliz !!!




Tenho agora a díficil tarefa de escolher 5 amigos a quem repasso o selo. Com certeza eles repassarão a outros e isso aumenta as oportunidades de conhecer novos amigos e reforçar as relações.

Espero que gostem...os escolhidos foram vocês:
The best , de Luis Ricardo
Blogatadas , de Tá-se Bem
deboramartins , de Débora Martins
Fotos de Natureza , de Renata Pasini
Comer bem e barato  , de André e Lady (aproveito para convidá-los, a todos, a saborear a deliciosa cozinha baiana)

Beijos...

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O Médico e o Paciente

domingo, 14 de setembro de 2008



Longe de mim querer esgotar um assunto tão importante quanto este. Me proponho apenas a pontuar questões do dia a dia dos médicos, nossas dificuldades e nosso empenho no trato com nossos pacientes. Dedico essas poucas observações ao muito que aprendi sobre Ética e Relação Médico-Paciente com três grandes mestres: Dr. Alexinaldo Portela, meu pai, que me ensinou, entre outras coisas, "... se você escutar seu paciente, 80% do seu diagnóstico está feito"; Dr. Nelson Barros, amigo querido, ex-Secretário de Saúde da Bahia e pediatra dos meus filhos, que me disse na cerimônia da minha colação de grau "...nunca pare de estudar" e, Dr. Anibal Silvany, saudoso amigo e mestre, catedrático da Faculdade de Medicina da Ufba, que, entre tantas lições, me mostrou como ninguém a importância de saber observar a vida.

A relação médico-paciente é, na sua essência, uma relação de confiança. O estabelecimento dessa relação é que determinará a chance de sucesso, ou seja, o benefício para o paciente em consequência do saber do médico. Exige do profissional uma habilidade que não é ensinada nas faculdades de Medicina e, tão pouco se aprende em livros e, será determinante quanto aos efeitos produzidos no indivíduo e na sociedade.
São várias as publicações de renomados autores sobre o assunto, porém, na maioria das vezes abordadas de formas nem sempre alinhadas com as práticas de consultório, onde ela realmente se dá e onde aprendemos a desenvolver esta habilidade.
Quero dizer com isso que é olhando nos olhos do nosso paciente, ouvindo todas as suas queixas e fazendo um exame físico detalhado que poderemos entendê-lo e ajudá-lo. Temos que vê-lo como a uma pessoa, com atenção não somente na fisiopatologia mas também nos fatores sociais e emocionais vividos por ele. Pensando nisso digo que a primeira e principal questão, que leva o indivíduo a um consultório médico é "o que é que eu tenho?" e é a esta indagação que devemos procurar entender em toda a sua subjetividade e responder com a maior clareza possível. Não podemos esquecer que a ação terapêutica nem sempre depende de prescrição de medicamentos.
Nosso paciente merece de nós toda a nossa atenção e respeito, a despeito das limitações impostas pelos planos de saúde, do cansaço e stress inerentes à prática médica, das deficiências dos sistemas de saúde. Explicação precisa e feita com palavreado adequado sobre as questões trazidas, exames e medicações é fundamental para que as orientações sejam seguidas e o objetivo alcançado. Quanto maior o envolvimento e mais seguro o paciente se sentir, quanto melhor a relação interpessoal criada entre ambos, melhor será o resultado.



Solange Portela, ginecologista








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sexta-feira, 12 de setembro de 2008





















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O Primeiro Selo a Gente não Esquece

quarta-feira, 10 de setembro de 2008


Recebi ontem, do meu novo amigo Fabio Inacio, autor do art-inc.blogspot.com, o selo que vocês vêem na coluna da direita, logo acima dos Meus Favoritos.
Foi uma grande honra para mim e, é com alegria que repasso para outros que para mim também são especiais:

ultimobaile.com , Lucas Portela, pela emoção traduzida em palavras
miltesouros.blogspot.com , Luiza Amália, pela delicadeza no ser
culturanordestina.blogspot.com , Marcos França, pela nossa cultura

Beijos e, espero que vocês curtam tanto quanto eu curti...

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MAE.COM

terça-feira, 2 de setembro de 2008


Convenção Familiar - Temporada 2008

Queridos Filhos,



Em primeiro lugar, Mamãe gostaria de agradecer a presença de todos
nesta Primeira Convenção Familiar. Mamãe sabe como foi difícil abrir um espaço nas agendas de cada um de vocês: Papai tinha uma lavagem de carro praticamente inadiável, Júnior já tinha marcado de se trancar no quarto, Carol estava para receber pelo menos três telefonemas importantíssimos de uma hora e meia cada um.
Mamãe está comovida. Muito obrigada.
Bem, conforme Mamãe já tinha mais ou menos antecipado, esta convenção é
para comunicar ao público interno - Papai, Júnior e Carol - todas as modificações nos produtos e serviços da linha Mamãe.
Como vocês sabem, a última vez que Mamãe passou por reformulações
foi há 14 anos, com o nascimento do Júnior. De lá para cá, os hábitos e costumes, o panorama cultural, a economia e o mercado passaram por transformações radicais. Mamãe precisa acompanhar a evolução dos tempos, sob pena de ver sua marca desvalorizada.
Para começar, Mamãe vai mudar a embalagem. Mamãe sabe que esta é uma
decisão polêmica, mas, acreditem, é o que deve ser feito. Mamãe sai desta convenção direto para um spa, e de lá para uma clínica de cirurgia plástica. Nada assim tão radical. Serão pouquíssimas alterações de rótulo, vocês vão ver.
Mamãe vai continuar com praticamente o mesmo formato, só que com linhas
mais retas em alguns lugares e linhas mais curvas em outros. 
Calma, Papai ! Mamãe já captou recursos no mercado.
Mamãe vai ser patrocinada por uma nova marca de comida congelada e pela Lei Rouanet, porque Mamãe também é cultura. Junto com o lançamento da nova embalagem de Mamãe, no entanto, acontecerá o movimento mais arriscado deste plano de reposicionamento.
Sinto informar, mas Mamãe vai tirar do mercado o produto Supermãe.
Não, não, não adianta reclamar. Supermãe já deu o que tinha de dar. Trata-se de um produto anacrônico e superado, antieconômico e difícil de fabricar.
Mamãe sabe que o fim da Supermãe vai aumentar a demanda pela linha Vovó, que disputa o mesmo segmento. Paciência. Você não pode atender todos os públicos o tempo todo.
No lugar da Supermãe, Mamãe vai lançar (queriam que eu dissesse 'vai estar lançando', mas eu me recuso) novas linhas de produtos mais adequados à realidade de mercado.
Vocês vão poder consumir Mamãe nas versões Active (executiva e profissional) , Light (com baixos teores de pegação de pé), Classic (rígida e orientadora) , Italian (superprotetora) e Do-It-Yourself (virem-se, fui passear no shopping). Mas uma de cada vez, sem misturar.
Ah, sim, Mamãe detesta esses nomes em inglês, mas me disseram que, se
não for assim, não vende.
Mamãe gostaria de aproveitar a oportunidade para lançar seus novos canais de comunicação. De hoje em diante, em vez de sair gritando pela casa, vocês vão poder ligar para o SAC-Mamãe, um 0300 que dá direto no meu celular (apenas 27 centavos por minuto, mais impostos).
Mamãe também aceita sugestões e críticas no endereço mamae@mamae.net.

Mais uma vez Mamãe agradece a presença e a atenção de todos.


(Autora Desconhecida)

Enviado por Ana de Fátima, minha super-amiga. A autora é desconhecida mas, com certeza, é uma Examelia !!!


                                    

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