Antes, durante e depois da festa...

sábado, 31 de janeiro de 2009


A este país imenso, de beleza exuberante, de povo alegre e festeiro coube ao poeta dizer que "não existe pecado do lado de baixo do equador".

E ele está certo. Toda alegria que essa mistura de raças com suas músicas, ritmos, culinária e o que mais possa aguçar nossos sentidos, banhados pela energia que vem do sol dos trópicos, merece ser vivida intensamente. As lembranças desta estação ficarão guardadas ao longo do ano e nos trarão calor nos dias mais frios.
Sim, é assim que deve ser mas, para isso precisamos cuidar para que nossos "pecados" não nos tragam prejuízos e destruam as boas lembranças.
Por isso, não esqueça:
- nas suas relações sexuais use camisinha
- compartilhar seringas
é uma péssima ideia
- nada de exagero com as bebidas alcoólicas, mesmo sem dirigir

- cuidado com as drogas...o nome já diz tudo
- use muito protetor solar

- beba muita água mineral e água de coco
- tenha sempre com você uma cópia do seu RG

- evite usar jóias, relógios e equipamentos fotográficos sofisticados onde haja aglomeração

Aproveite não só o verão mas cada dia da sua vida !!

leia mais...

Prevenção do Câncer do Colo Uterino

terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Você sabia que o HPV é uma das causas mais frequente de doença sexualmente transmissível em todo o mundo?
O câncer do colo uterino, doença que atinge a mulher durante a idade reprodutiva, é, em 95% das vezes causado pelo Papilomavírus Humano dos tipos oncogênicos ou HPV 16 e 18, principalmente. No Brasil, é considerado a terceira neoplasia maligna mais frequente entre mulheres. Por isso, prevenir o câncer do colo uterino significa prevenir a infecção pelo HPV.
Estima-se que em torno de 1 milhão de novos casos de infecção por HPV sejam diagnosticados por ano e na sua maioria em pessoas jovens, com idade entre 15 e 30 anos. O sistema imunológico é capaz de combater a ação do vírus porém há situações que aumentam o risco, seja em contrair as verrugas genitais, seja em desenvolver câncer de colo. Entre eles estão: a variação de parceiros, o início precoce da vida sexual, o tabagismo e a presença de outras doenças sexualmente transmissíveis como Clamídia, Gonorréia, Sífilis e Aids.
Então, como prevenir o câncer de colo?
Começamos pela educação: toda mulher deve ser informada de que o exame de Papanicolau procura por alterações causadas pelo HPV nas células do colo uterino e que este exame tem que ser realizado periodicamente; deve saber também que o vírus pode ter um período longo de incubação e que sua detecção não significa necessariamente infidelidade por parte do seu parceiro sexual; todas as pessoas sexualmente ativas devem ser incentivadas a praticar sexo seguro, o que significa dizer relações sexuais onde não há trocas de secreções entre os parceiros, seja pelo uso de preservativos, seja por relações sexuais sem penetração.
Passamos agora à vacinação. Mulheres que recebem as informações acima são mais propensas a procurar vacinação para suas filhas.
A vacina profilática contra o HPV visa imunizar adolescentes e mulheres jovens que ainda não tenham tido contato com o vírus nos seus subtipos 6, 11, 16 e 18, prevenindo, assim, as lesões pré-malignas cervicais, o adenocarcinoma in situ, as verrugas genitais e as neoplasias intra-epiteliais de vulva e vagina. Pode ser aplicada a partir dos 9 anos de idade, seguindo o esquema de 3 doses intra-musculares, sendo a segunda dose 2 meses após a primeira e a terceira dose 6 meses após a primeira. Quanto ao tempo de duração do efeito da vacina, estudos mostram que a proteção dura além de 5 anos. Importante lembrar que a vacina não é terapêutica, não cura. A vacina previne as lesões HPV induzidas e não torna dispensável o uso de preservativos, já que existem outras doenças de transmissão sexual.
Efeitos colaterais são de leve intensidade e passageiros como dor local, eritema e prurido.
São, portanto, estas as formas das quais dispomos para reduzir os números e as estatísticas alarmantes desta doença que atinge mulheres ainda jovens. Cabe a cada uma de nós, mulheres, mães, irmãs ou amigas, fazer a nossa parte.

leia mais...

Alegria é um estado que chamamos Bahia

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


Já chegou o verão, calor no coração, a festa vai começar
...e a primeira delas será dia 15 de Janeiro, lavagem da Igreja do Sr. do Bonfim, abertura oficial do Carnaval da Bahia.
Salvador se agita numa só alegria e, quando você chegar, quando você chegar...ah...bem vindo a Salvador e, se prepare, esse povo tem Deus no coração mas também tem o diabo no quadril. Por isso mesmo, lá na Sagrada Colina você vai ganhar as bençãos do Sr. do Bonfim e muito banho de cheiro carregados de axé...que loucura essa mistura, sagrado e profano o baiano é.
Mas estamos só no começo. Afinal vai chegar o dia 2 de Fevereiro, dia de festa no mar e, todos querem ser o primeiro a saldar Iemanjá. Flores, perfumes, adornos, seu presente tem que vingar.
Vem, você precisa conhecer a cidade de luz e prazer. Precisa saber que da Vitória à Lapinha só não vai atrás do trio elétrico quem já morreu. Afinal, somos os filhos de Gandhi, de Dodô e Osmar.
Na quinta-feira do pré-carnaval a noite é d'Os Mascarados e, para seguir ao som de Margareth basta ter fantasia no corpo e na alma. As Examelias não perdem isso por nada !!
Sábado de Carnaval é dia de subir a ladeira do Curuzu e ver a coisa mais linda de se ver...o Ilê Ayê, o mais belo dos belos. Por isso, não me pegue, não me toque, não me provoque...eu só quero ver o Ilê passar.
Na Avenida Sete, da paz seja tiete...domingo de Carnaval, lá vem os Filhos de Gandhi...tem um mistério que bate no coração, força de uma canção com o dom de encantar.
Mas logo em seguida, no por do sol, desça até o Farol da Barra e se encante, agora com o solo de guitarra de Armandinho e dance ao som do frevo que veio num galope de Olinda para a Bahia.
Um dia um poeta baiano disse "a praça é do povo como o céu é do gavião". Passaram-se muitos anos e outro poeta, tão baiano quanto, disse " a praça Castro Alves é do povo como o céu é do avião". E ele, que dá nome à praça, está lá assistindo a tudo e mostrando com um gesto a Baía de Todos os Santos e a Ilha de Itaparica, paraíso onde descansar depois da festa. Mas antes, vá subindo a ladeira do Pelô e se divirta com as bandinhas de percussão, com os pierots e as columbinas pelas ruas do Centro Histórico.
Pena que o Expresso 2222 este ano parou de circular (não tenho nada com isso, nem vem falar...eu não consigo entender esta lógica).

E quer saber o melhor de tudo ? Toda essa alegria é de graça !!!
Engana-se quem pensa que para brincar o Carnaval da Bahia tem que pagar R$2000,00 por uma camiseta chamada "abadá" e que tem que estar dentro da corda de um bloco de trio ou de um camarote. Na rua, junto com o povo, é que acontece o verdadeiro Carnaval da Bahia. Ah, meu Deus, que felicidade te encontrar pela cidade...
Além disso a Bahiatursa vai repetir o projeto Espicha Verão. Saiba mais aqui.

Abram alas, minha gente, este frevo vai passar...




leia mais...