Salve Salvador !

domingo, 29 de março de 2009


Tudo começou em 29 de Março de 1549, quando Tomé de Souza chegou à praia do Porto da Barra e lá deixou o marco inicial da cidade. Hoje Salvador faz 460 anos de história e riqueza cultural, sem perder o jeito simples e acolhedor do seu povo.
São muitos os poetas, escritores e artistas de todo o Brasil que cantam e contam os encantos desta terra, muitas vezes confundindo a Cidade do Salvador com o Estado da Bahia. Nada de mais, totalmente compreensível até porque este casamento é perfeito.
Mas hoje a festa é de Salvador e, ninguém melhor que Gerônimo, acompanhado de Mariene e Armandinho, para descrever que magia é essa que a mistura de raças e credos deixou de herança nesta Terrinha.
Ao lado, um slideshow com fotos de lugares e tradições que para mim são especiais.


leia mais...

O "mal" é da idade

sábado, 21 de março de 2009

São duas meninas, 16 anos. Moram em bairros e frequentam escolas diferentes, possuem estrutura familiar nem um pouco parecida uma com a outra. Em comum, além da idade e, por causa dela, a efervescência dos hormônios, as inseguranças diante do novo, o primeiro namorado, a primeira transa...são apenas duas meninas!

"...ela só quer e só pensa em namorar..."

Ambas, meio que a contra-gosto, vieram com as mães. Estas, por sua vez, de semelhante têm a preocupação com a saúde das filhas e, muitas, mas muitas diferenças nas atitudes.
Uma delas, menos favorecida do ponto de vista sócio-cultural, vê-se obrigada a trabalhar em outra cidade enquanto sua filha mora com uma tia que tem ainda menores recursos e que nunca teve atividade sexual. Foi mãe na adolescência, quando também sofreu aborto provocado por uma gravidez indesejada. Visita a filha de 15 em 15 dias, em finais de semana. Sim, eu disse "visita" já que ela própria conta que não consegue falar para a filha tudo que gostaria. Na sua última visita descobre que a filha está namorando há algum tempo mas não consegue conversar sobre o assunto, tão pouco quer se aproximar do namorado. Apenas leva a filha ao Ginecologista para saber se ela "ainda é virgem". Peço que nos deixe a sós durante a consulta mas ela não aceita. Penso que, além que querer alcançar seu objetivo de saber sobre a atividade sexual da filha, ela também não quer deixar de participar de mais um momento da vida dela (são pelo menos dois os equívocos, sem que ela se dê conta disso).
A outra mãe, esclarecida sobre o ponto de vista cultural, consciente das dificuldades e medos que a filha passa neste momento, traz a mesma à consulta para orientações sobre contracepção, uso de preservativo, doenças de transmissão sexual e realização do exame preventivo contra o câncer. Em casa o clima é de diálogo e compreensão...ela prepara sua filha para mais uma etapa da vida.

"...oh, mãe, então me ilumina, me diz

o que é ser menina..."

É claro que essas meninas, apesar de todas as semelhanças como idade, início da vida sexual, necessidade de afirmação diante de situações novas e desconhecidas, seguirão por caminhos diferentes que refletirão de forma definitiva e marcante em suas vidas. Dificuldades haverão para ambas, não há dúvida. A questão é como lidarão com elas, que crescimento haverá, que sequelas deixarão.
Não faz muito tempo, também estávamos na adolescência, sabemos o que elas sentem e pensam. Então, mães, superem seus preconceitos e suas dificuldades, reformulem suas idéias, atualizem seus conceitos e...fiquem perto de suas filhas, aproveitem melhor esses anos que, apesar de intensos, passam rápido. Aproveitem mais essa oportunidade de ver uma adolescência saudável...a adolescência da sua filha !
Não deixe que o mal seja da sua idade...

leia mais...

Selo "Este blog tem dendê"

terça-feira, 10 de março de 2009


"Quem quiser vatapá que procure fazer
primeiro o fubá, depois o dendê..." (Dorival Caimmy)

Quem conhece Salvador sabe que esta cidade cheira a dendê...
Também, pudera, a cada esquina tem uma Baiana fazendo acarajé e cada baiano tem a sua preferida, afinal cada uma tem seus segredos, seu jeito de mexer a massa e o dendê...ah o dendê... ele que dá o toque em quase tudo que está no tabuleiro da Baiana, que deixa aquele cheirinho irresistível e faz a gente parar para comer um acarajé com vatapá e pimenta, às vezes até numa fugidinha do trabalho.
A essa altura você deve estar se perguntando o que um blog tem a ver com dendê. É o que eu vou explicar agora.
Sim, porque tem blogs que são assim como o acarajé da sua Baiana preferida...você percebe só de olhar que foi feito com capricho, você não consegue passar por ele sem dar nem que seja uma petiscadinha num intervalo do trabalho, você sente falta no dia que não dá para provar mais um bocadinho dele...esse blog tem dendê !!

Foi pensando nisso, e, com a ajuda de Burity, que nasceu o selo "Este blog tem dendê" que vou dedicar agora a alguns amigos cujos blogs eu adoro saborear.
Meus queridos:
-Joyce - joyceleituraeducacao.blogspot.com
-Emilia - aprendemos-mikasmi.blogspot.com
-Átila - pensaurb.blogspot.com
-Renato (Happy Blue) - quiosqueazul.blogspot.com
-Tereza - domelhorjeito.blogspot.com
-Meg - procuromeublog.blogspot.com

Beijos a todos vocês !

leia mais...