Câncer de mama tem cura

quarta-feira, 15 de outubro de 2008


O câncer ou neoplasia é basicamente um distúrbio da multiplicação celular, devido a alterações no seu DNA. Pode ser invasivo (metastático) quando as células cancerosas alcançam a corrente sanguínea e vão se implantar em outros órgãos além daquele de origem.
A formação do câncer de mama obedece a um processo que ocorre em 3 etapas: iniciação, promoção e progressão.
A iniciação é a lesão do DNA, que, apesar de poder ser herdada ou adquirida, em apenas 5 a 10% dos casos decorrem de herança genética familiar. A promoção é a multiplicação dessas células com DNA alterado e a progressão é quando as células cancerosas invadem a membrana basal, alcançando os vasos capilares e linfáticos, podendo atingir, assim, outros órgãos como pulmões, ossos e fígado. Ao contrário do que se pensa, não apenas as mulheres podem ter câncer de mama. Estima-se que para cada 200 casos em mulheres existe um em homem.
A eficácia do tratamento está fortemente ligada à detecção precoce do câncer.
As estratégias para prevenção do câncer de mama são de 2 tipos: prevenção primária que visa evitar a sua formação, e a prevenção secundária que tem como objetivo a detecção precoce.
Faça sua parte, previna-se !! A prevenção primária depende basicamente das suas atitudes. Acostume-se a fazer o auto-exame uma vez por mês, logo após o período menstrual. Se você não tem útero ou já está na menopausa estabeleça uma data mensal para seu auto-exame. Assim você aprende a conhecer suas mamas e as alterações que elas apresentam durante seus ciclos, que, na maioria das vezes são fisiológicas, ou seja, são normais.
Adquira hábitos saudáveis como alimentação pobre em gorduras, evite cigarros e bebidas alcoólicas em excesso, pratique exercícios regularmente.
A partir dos 40 anos, uma vez ao ano faça uma consulta ao seu Mastologista e realize mamografia e ultrassonografia mamária. Estudos revelam que o intervalo de tempo entre a primeira divisão celular anormal e o aparecimento de uma lesão palpável de 1 cm é de aproximadamente 10 anos e que o sucesso do tratamento com a detecção precoce é superior a 90%, na maioria das vezes sem que haja necessidade da retirada completa da mama.


Aprenda a fazer o auto-exame:
- em pé, em frente a um espelho, com braços para baixo, observe os mamilos e o contorno e superfície das mamas
- levante os braços e torne a observar
- deitada, use os dedos da mão esquerda para palpar a mama direita com movimentos circulares e suaves; repita o mesmo procedimento com a mão direita para palpar a mama esquerda.
Caso você fique em dúvida com o que você está palpando, procure seu Mastologista. Ele vai lhe orientar e, se for necessário, prosseguirá com a investigação.
Lembre-se sempre: a prevenção é a forma mais segura e eficaz de evitar o câncer de mama e, não acredite se lhe disserem que fazer mamografia dói...o que dói mesmo é ver mulheres com câncer de mama por falta de prevenção.


Solange Portela, ginecologista

Nenhum comentário: