Tireóide, nosso escudo

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta, que se localiza no pescoço, em frente à traqueia e logo abaixo da laringe. Seu nome deriva da palavra grega "escudo", a princípio pela sua localização e anatomia, porém sabemos que ela é também um escudo no sentido de proteger e equilibrar diversas funções do corpo humano. A tireóide produz e armazena em seus folículos os hormônios T3 e T4 que são liberados na corrente sanguínea, a depender das necessidades metabólicas de cada indivíduo. Essa produção por sua vez é mediada pelo TSH, um outro hormônio secretado pela glândula hipósife que se encontra na sela túrcica, na base do cérebro.
A tireóide pode sofrer várias patologias, algumas desencadeadas por fatores ambientais, outras por deficiências na ingestão de vitaminas e iodo e, até mesmo a desnutrição. As mais conhecidas são o hiper e o hipotiroidismo, porém existem também os bócios, os tumores, o mixedema, as tiroidites, entre outros.
Os sintomas muita vezes passam despercebidos ou podem ser confundidos e/ou mascarados por outras patologias. O auto exame é uma importante arma na detecção precoce das possíveis alterações da tireóide.
Com a intenção de alertar e informar a população de Salvador sobre questões ligadas a essa glândula tão especial e única do nosso organismo, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia regional Bahia patrocina este importante evento e convida todos a participarem das atividades programadas para sábado, 04/10, no Farol da Barra, em Salvador, a partir das 8:00hs.


Colaboração da minha amiga, Dra. Ana Maria Ribeiro, endocrinologista e Examelia


Nenhum comentário: