Obesidade, combata esta epidemia

sexta-feira, 10 de outubro de 2008



















Até há alguns anos atrás considerada uma doença de adultos, a obesidade vem atingindo cada vez mais as crianças e os adolescentes, passando a ser considerada como uma epidemia mundial. A sua associação a alterações metabólicas como dislipidemia, hipertensão arterial e intolerância à glicose aumentam o risco para o diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e hipotiroidismo, entre outros.
Fatores fisiológicos, metabólicos e genéticos são importantes na gênese da obesidade, porém, diversos estudos apontam para as mudanças no estilo de vida, como o sedentarismo, e hábitos alimentares que incluem na dieta alimentos ricos em gorduras e açucares, como determinantes para o aumento da incidência da obesidade, sobretudo em crianças e adolescentes. Sabe-se também que quanto maior o tempo de duração da obesidade maiores os riscos para doenças cardiovasculares.
O diagnóstico de obesidade é dado pela avaliação clínica e interpretação do Índice de Massa Corpórea. Este índice é reconhecido mundialmente como padrão para avaliar o grau de obesidade e é calculado por uma equação onde se divide o peso (Kg) pela altura ao quadrado (m2) de cada indivíduo. Calcule o seu e siga a tabela abaixo:

  • abaixo do peso ............IMC abaixo de 18,5
  • peso normal ................IMC entre 18,5 a 24,9
  • sobrepeso ...................IMC entre 25,0 a 29,9
  • obesidade grau I ..........IMC entre 30,0 a 34,9
  • obesidade grau II..........IMC entre 35,0 a 39,9
  • obesidade grau III ........IMC acima de 40,0

Fatores ambientais determinados pela vida moderna, sobretudo nos grandes centros do mundo ocidental, como alimentos industrializados com altas taxas de lipídios e glicídios, comodidades como o uso de controles remotos e telefones celulares, e o forte impacto da mídia sobre as crianças colaboram de forma expressiva com a carga genética de cada indivíduo, facilitando o surgimento da obesidade.
A alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas e verduras, com baixo teor de gorduras e açucares, em horários regulares, além do incentivo à prática de exercícios físicos são a melhor receita para a prevenção da obesidade, principalmente entre as crianças e adolescentes.


A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional Bahia, em parceria com a ABESO, Laboratórios Sanofi Aventis, Aché e Roche, promove mais um evento em Salvador, voltado à orientação da população quanto à prevenção e tratamento da Obesidade.
Colaboração da Dra. Ana Maria Ribeiro, endocrinologista, organizadora do evento.

Nenhum comentário: