O que é Candidíase ?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008


Resolvi escrever sobre candidíase não somente pela frequência com que ela acomete pessoas no verão mas, também, por ter visto nos últimos dias circulando na Internet uma notícia que afirma que a causa do câncer são os fungos, além de indicar um site cujo autor afirma ser o detentor deste "precioso diagnóstico" e seu "infalível tratamento".
Publicações como esta a que me refiro são no mínimo irresponsáveis e levianas, capazes de causar prejuízos incalculáveis a quem, inadvertidamente, lhes dá crédito.


Os fungos do gênero Candida, sobretudo a Candida albicans, são responsáveis por mais de 90% dos quadros de candidíase. Se desenvolvem em meio ácido (pH<4,0) class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_7">fatores predisponentes situações como gestação, uso de anticoncepcionais orais, diabete melito descompensado, uso de substâncias ou medicamentos imunossupressores como os corticóides, imunodeficiência, hábitos de higiene e até mesmo roupas inadequadas que fazem diminuir a ventilação e aumentar a umidade e calor local.
A candidíase tem como sintoma principal o prurido genital. Nas mulheres é frequente o aparecimento de corrimento branco, com aspecto de leite talhado, dor a ardor nas relações sexuais, edema e fissuras na pele.
O diagnóstico é dado pelo exame clínico, exame microscópico a fresco para detecção de hifas ou esporos ou pelo método de Gram.
O tratamento é feito com os derivados imidazólicos, em comprimidos e cremes. Substâncias capazes de neutralizar a acidez do meio agem como adjuvantes, como os bicarbonatos e os boratos.

Como se vê, apesar de causar extremo desconforto a quem adquire a infecção, os fungos estão bem longe de causar o câncer que é uma doença do DNA da célula, ou seja, o câncer é consequência de mutação genética com multiplicação de células com gens alterados. Essa mutação pode ser induzida por fatores externos como exposição a radiações, agentes químicos, tabagismo, etc, ou fatores hereditários. Células geneticamente alteradas são produzidas diariamente, porém nosso sistema imunológico é capaz de eliminá-las, protegendo-nos. Quando o câncer acontece é porque este equilíbrio foi rompido e as células se multiplicam desordenadamente. Definitivamente, os fungos nada tem a ver com tal situação.


2 comentários:

Renato Trindade disse...

Boa tarde minha amiga Solange! Por favor, não faça isso... O ex-amélias é um Blog Consciente, Inteligente e faz a diferença! Você é Linda, amiga e muito carinhosa. Joga fora essa tristeza. Neste momento estou com pouco tempo, mas vou procurar aqui em meus arquivos. Corri para a sua 'casa' logo que vi seu recado e graças a Deus estou aqui escrevendo em comentário... Tenho quase certeza que eu tenho um cópia do seu banner gravada em meu computador. Se estou certo fiz esta cópia quando fiz a homenagem da "bandeira do divino" para você. Lembra? Também sou "meloso"... rsrs Só de lembrar ainda me emociono. Estou ouvindo neste momento. Linda! Obrigado pela sua amizade. Você foi um dos grandes presentes que eu ganhei em 2008 através do Quiosque Azul. Volto amanhã com mais calma. Quero te falar mais e mais. O ex-amélias tem matérias incríveis! Muito informativo e muito útil. Saiba que eu mesmo já encontrei muita orientação, esclarecimento e ajuda por aqui, viu? Não fique triste. Se de tudo eu não tiver a cópia do seu banner eu faço um novo e lindo para você. Combinado? Keep it up! God Loves You. Never forget this!

Estou preparando um post que anuncia o início do verão hoje, mas ainda volto para te desejar Feliz Natal. Que o brilho do sol que representa a chegada desta linda estação ilumine o seu coração. Um beijo de Luz! Fique com Jesus! Te adoro! Com carinho, Renato (HappyBlue)

Free and easy disse...

Obrigada, Happy
Para mim também, você é um presente de 2008. Foram muitos amigos que eu fiz através do Examelias, que completa 1 aninho agroa em janeiro, mas você é especial. Sei que muitos amigos do Dihitt sentem o mesmo por você.
Beijo