Alegria é um estado que chamamos Bahia

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


Já chegou o verão, calor no coração, a festa vai começar
...e a primeira delas será dia 15 de Janeiro, lavagem da Igreja do Sr. do Bonfim, abertura oficial do Carnaval da Bahia.
Salvador se agita numa só alegria e, quando você chegar, quando você chegar...ah...bem vindo a Salvador e, se prepare, esse povo tem Deus no coração mas também tem o diabo no quadril. Por isso mesmo, lá na Sagrada Colina você vai ganhar as bençãos do Sr. do Bonfim e muito banho de cheiro carregados de axé...que loucura essa mistura, sagrado e profano o baiano é.
Mas estamos só no começo. Afinal vai chegar o dia 2 de Fevereiro, dia de festa no mar e, todos querem ser o primeiro a saldar Iemanjá. Flores, perfumes, adornos, seu presente tem que vingar.
Vem, você precisa conhecer a cidade de luz e prazer. Precisa saber que da Vitória à Lapinha só não vai atrás do trio elétrico quem já morreu. Afinal, somos os filhos de Gandhi, de Dodô e Osmar.
Na quinta-feira do pré-carnaval a noite é d'Os Mascarados e, para seguir ao som de Margareth basta ter fantasia no corpo e na alma. As Examelias não perdem isso por nada !!
Sábado de Carnaval é dia de subir a ladeira do Curuzu e ver a coisa mais linda de se ver...o Ilê Ayê, o mais belo dos belos. Por isso, não me pegue, não me toque, não me provoque...eu só quero ver o Ilê passar.
Na Avenida Sete, da paz seja tiete...domingo de Carnaval, lá vem os Filhos de Gandhi...tem um mistério que bate no coração, força de uma canção com o dom de encantar.
Mas logo em seguida, no por do sol, desça até o Farol da Barra e se encante, agora com o solo de guitarra de Armandinho e dance ao som do frevo que veio num galope de Olinda para a Bahia.
Um dia um poeta baiano disse "a praça é do povo como o céu é do gavião". Passaram-se muitos anos e outro poeta, tão baiano quanto, disse " a praça Castro Alves é do povo como o céu é do avião". E ele, que dá nome à praça, está lá assistindo a tudo e mostrando com um gesto a Baía de Todos os Santos e a Ilha de Itaparica, paraíso onde descansar depois da festa. Mas antes, vá subindo a ladeira do Pelô e se divirta com as bandinhas de percussão, com os pierots e as columbinas pelas ruas do Centro Histórico.
Pena que o Expresso 2222 este ano parou de circular (não tenho nada com isso, nem vem falar...eu não consigo entender esta lógica).

E quer saber o melhor de tudo ? Toda essa alegria é de graça !!!
Engana-se quem pensa que para brincar o Carnaval da Bahia tem que pagar R$2000,00 por uma camiseta chamada "abadá" e que tem que estar dentro da corda de um bloco de trio ou de um camarote. Na rua, junto com o povo, é que acontece o verdadeiro Carnaval da Bahia. Ah, meu Deus, que felicidade te encontrar pela cidade...
Além disso a Bahiatursa vai repetir o projeto Espicha Verão. Saiba mais aqui.

Abram alas, minha gente, este frevo vai passar...




10 comentários:

Burity disse...

Você conseguiu sintetizar em um pequeno texto toda a energia que a nossa terra tem durante essa louca e magnífica festa do Carnaval. Continue a escrever sempre assim, minha Zinha. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Já passei o carnaval na Bahia e sei o que é isso.Um espetáculo. Abraços

Free and easy disse...

Oi, Vitor
Que bom...volte sempre !!
Escrevi este texto juntando fragmentos de composições de vários artistas e poetas baianos, eles que sabem tão bem cantar as alegrias dessa minha Terrinha.
Beijo

Anônimo disse...

Olá, Solange, muito legal o seu blog. Dei uma passada geral e gostei muito dos posts. Só agora entendi que examelias significa ex-amelias (rs). Abraços! Lu!

Free and easy disse...

Oi, Lu
Obrigada...seja bem vinda !!
O nome ex-amelias veio de uma brincadeira entre minhas amigas, tem toda uma história por trás dele...qualquer dia eu conto...rsrs
Hoje(15/01) vamos todas juntas pedir as bençãos ao Sr. do Bonfim e, claro, viver também o lado profano...rsrs...
Beijos
Solange

Unknown disse...

a bahia é segundo lugar mais lindo do planeta - o primeiro é o RGS.

Mikasmi disse...

Que programa maravilhoso.
Este ano vou sair do frio e vou passar o carnaval no Brasil, mas no Recife, em casa de uma amiga.
Parabéns pela sua Bahia, todo o mundo sabe que é muito bonita, com mil encantos.

Anônimo disse...

Bahia não é só o carnaval. Bahia tem de tudo que é bom, praias maravilhosas, lugares maravilhosos, muita história, comidas, musica, dança e um povo sem comentários.
Vou voltar.

Free and easy disse...

Olá, queridos
Obrigada pelo carinho !!
André, acho que o Brasil é o lugar mais lindo do planeta, com toda sua diversidade cultural, climática, geográfica,...,porém unidos, entre outras coisas, pelo belo idioma que herdamos dos portugueses e pela generosidade do nosso povo.
Emilia, você vai se encantar com a alegria e criatividade do carnaval de Recife e Olinda !!
Joselito, seja sempre bem vindo !!
Beijos
Solange

Unknown disse...

oi solanginha
a sua mensagem alem de sintetizar de uma maneira rica, simples; consegue expressar de uma forma linda toda a emoção que este momento é capaz de fazer alguem sentir.
todos que já viveram este carnaval
sabem o que isto significa.
aqueles que por algum acaso não tiveram esta oportunidade ainda , o façam.
mil bjos