Sífilis Congênita

quinta-feira, 23 de outubro de 2008


Durante o mês de Outubro a Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST), com o apoio do Programa Nacional de DST/Aids e da FEBRASGO, promove por todo o território nacional uma campanha voltada à eliminação da sífilis congênita. Na Bahia o evento conta com a parceria da Coordenação Estadual de DST/Aids e do Centro de Referência Estadual das DST/Aids (CREAIDS).
Com a finalidade de conscientizar a sociedade para o combate a esta doença, a campanha deste ano tem como lema "Homem, faça o exame da sífilis".
Também conhecida como lues ou cancro duro, a sífilis é uma doença infecto-contagiosa, de evolução crônica. A transmissão ocorre por via sexual, outros contatos íntimos ou também de mãe para filho, seja durante a gestação ou durante o parto, quando a criança pode ter contato com lesões maternas.
O agente etiológico (causador) é o Treponema pallidum, patógeno exclusivo do ser humano.
Sabe-se hoje, no Brasil, que a taxa de prevalência da sífilis em gestantes é quatro vezes maior do que a do HIV, correspondendo a algo em torno de 48.000 grávidas com sífilis a cada 3 milhões de partos/ano. Isso significa 12.000 casos de sífilis congênita, com consequências sérias que vão desde o aborto expontâneo até mal formações congênitas. Conforme dados do Ministério da Saúde, a maioria das mães de crianças infectadas (54%) está na faixa dos 20 a 29 anos de idade e que 75, 8% delas fizeram pré-natal, tendo sido diagnosticada a sífilis em 53,7% delas.
Segundo Dr. Roberto Fontes, presidente da Regional Bahia da SBDST, é necessário refletir sobre a qualidade da assistência pré natal oferecida a essas mulheres e a seus parceiros, colaborando diretamente para a manutenção deste cenário. E alerta, "...fato praticamente imutável é a pouca atenção dada ao tratamento do parceiro...apenas 16,6% deles são tratados."
Conforme objetivos estabelecidos pela ONU, em 2000, a erradicação da sífilis congênita compõe o conjunto de Metas do Milênio, por um mundo mais justo e solidário. Apesar do diagnóstico fácil, tratamento bem estabelecido e das estratégias para o controle, esta doença permanece sendo um desafio para profissionais de saúde, gestores e sociedade.
Participe você também desta campanha. Incentive as gestantes a realizarem exames pré natal e esclareça seus parceiros sobre a importância em colaborar. Os benefícios serão para todos !!


Colaboração do Dr. Roberto Fontes, amigo de muitos anos, parceiro na luta contra as DST em nosso Estado
Bibliografia:
-Deessetologia no Bolso
Passos, Mauro Romero Leal - 2004
-Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita
Ministério da Saúde
Secretaria de Vigilância em saúde
Programa Nacional de DST/Aids
-Manual de Orientação Dst/Aids
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)

4 comentários:

Rui Rebelo disse...

Olá, daqui fala Deus do "Grande Criador" da companhia do chapitô. Vim retribuir a visita ao ANACRUSES.
e dizer que o público Bahiano foi o melhor público que tivemos no Brasil.

cumprimentos

rui

Osc@r Luiz disse...

Oi Solange,

Só agora encontrei sei blog, porque não me deixou nenhuma pista no mapa.
Só achei por causa da imagem que deixou, que mesmo minúscula, acabei fazendo a associação e seguindo o rastro.
Seu blog é ótimo e depois precisamos conversar sobre ele. Te digo o porque: atuo na saúde e tenho também um blog com esse tema. Aliás, está indicado no meu post de hoje do By Osc@r Luiz.
Então, se me permitir, depois gostaria de linkar o seu o ByOL (quando o Google o desbloquear) e ao Gente Sem Saúde, e de vez em quando, levar alguma coisa dele para o GSS (claro, com todos os devidos créditos).
Seja sempre muito bem vinda e muito obrigado pelas suas palavras de carinho e incentivo.
Um beijo.

Free and easy disse...

Obrigada pela sua atenção, Oscar.
Vamos sim fazer uma parceria...será uma honra p/ mim.
Beijo

Free and easy disse...

Caramba...que bom falar com você, Deus !!! Vocês estão de parabéns...que grande espetáculo vocês nos ofereceram...
Eu estava entre aquelas pessoas que não queriam parar de aplaudi-los...rsrs...
Grande abraço !!