Menopausa

sábado, 26 de julho de 2008



Que tal se, ao invés de associá-la a depressão, tristeza e ausência de libido, você vivesse essa fase da vida com bom humor, disposição e naturalidade ?
Que tal aproveitar a maturidade e viver o amor com equilíbrio e harmonia, mantendo sua feminilidade, beleza e alegria ?
Sim, é apenas mais uma fase da vida e, como as demais, também tem seus encantos. Use a imaginação, você tem liberdade para sonhar, você conhece as sutilezas do seu coração e, para entender melhor as mudanças pelas quais está passando, converse com seu médico.
Ele vai lhe explicar que a menopausa é simplesmente a passagem do período reprodutivo para o não reprodutivo e que isso acontece por conta dos ovários que vão perdendo a capacidade de produzir o estrogênio, hormônio que regula diversas funções do corpo da mulher. A falta dele faz a menstruação ficar irregular e podem surgir as ondas de calor e a insônia. Não há uma idade exata para que isso aconteça, na maioria das vezes em torno dos 48 anos, e, muitas mulheres passam por esse período sem maiores desconfortos. Um pouco mais adiante podem surgir uma queda da sexualidade, a diminuição da lubrificação vaginal e o desânimo.
O importante nisso tudo é você saber que é possível manter uma boa qualidade de vida não só para este momento como para os anos seguintes. Tanto estes sintomas como os riscos para osteoporose e doenças cardio-vasculares podem ser controlados através da reposição hormonal que nada mais é do que a administração de estrogênios que não estão mais sendo produzidos pelos ovários.
Antes disso, faça os exames que seu médico solicitar: mamografia, exame preventivo contra câncer de colo, ultrassonografia transvaginal e mamária e exames de sangue. Dessa forma ele lhe dirá se você está apta a iniciar a reposição hormonal.
Não esqueça também de manter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras, e ter muitos, mas muitos mesmo momentos de lazer, afinal você merece, você não chegou até aqui por acaso !!!

Solange Portela, ginecologista

Nenhum comentário: